domingo, 13 de julho de 2008

Ideologia no nosso dia-a-dia

TEXTO BASE : Ideologia-Definições.

"Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de 'conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas'. A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade."
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

Definição 1 : "A ideologia é um instrumento do processo de dominação na medida em que homogeneíza as diferenças individuais e a desigualdade entre as classes sociais."

Definição 2: "A ideologia é um fenômeno que encobre as contradições sociais, tomando a aparência das coisas como a realidade dos fatos."

Fonte: Livro Para Filosofar, pags. 159 e 161.

___________________________

A Ideologia na Realidade

"A ideologia encobre ou retarda o conhecimento da realidade, não nos deixando vê-la como é."

Com base em diversos textos e conceitos lidos, tirei conclusões de que a Ideologia seria algo que busca "definir" certas coisas tomando suas aparências como base, de modo a fazer uma generalização dos fatos, ressaltando apenas aspectos positivos e generalizados, ou seja, ocultando certos pontos negativos do assunto ou tema que será comentado. Explicando melhor, tomamos o seguinte exemplo, presente em nossa realidade: "O salário mínimo atende às necessidades básicas de uma família." Este é um bom exemplo de argumento ideológico, denominado Discurso Lacunar, uma das características da Ideologia. Todos sabemos que o salário mínimo tem realmente pouco valor, e, na maioria das vezes, não consegue suprir à todas as necessidades de uma família. Mas, teoricamente, o valor do salário mínimo deveria suprir a essas necessidades. Então, dizemos que o discurso está apresentando "meias verdades" : Omite alguns fatos, mas há coerência.
A generalização do particular e a Universalização, são as principais características da Ideologia, uma vez que a mesma ignora as especificidades dos fenômenos sociais, e trata de forma generalizada diferentes realidades, ocultando condições sociais desiguais de realização dos objetivos propostos pelo homem.
Dentre as outras características da Ideologia, temos: A Prescrição de normas; Representação social; Explicação da realidade; Inversão da realidade; Alienação; Fetichização da mercadoria; Reificação; Naturalização; Homogeneização; e Ocultação.

Para enfrentar a Ideologia, é preciso desenvolver o espírito crítico.


Por: Isadora Neves, nº 20

Um comentário:

Anônimo disse...

Muuito bom o texto!
Pois além de dar as definições de ideologia, ainda tras exemplos bem claros da ideologia em nosso dia-a-dia, o qual facilita a compreenção de todos!

beeijos.